GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Largamente utilizada nas mais variadas situações, "estratégia" é uma palavra derivada de "strategos", que na Grécia antiga significava general no comando de um exército, podendo ser entendida como a habilidade de empregar forças para vencer opositores e desenvolver um sistema único de governo.

No contexto organizacional, as estratégias empresariais têm por objetivo a definição dos caminhos que deverão ser seguidos por todas as áreas de processos que suportam a missão organizacional.

A compreensão do significado da estratégia organizacional é pré-requisito para que se possa compreender a necessidade de uma visão estratégica e o real papel da gestão de pessoas para as organizações no atual contexto de negócios.

Então, um sistema de gestão de pessoas - composto por processos, políticas, normas e procedimentos - deve ser construído de maneira a direcionar o comportamento e o desempenho humano para a efetiva implementação das estratégias definidas para o alcance dos resultados planejados. Deve orientar os colaboradores para a concretização da visão de futuro, respeitando-se a missão, os princípios e valores organizacionais.

Olhar os subsistemas de gestão de pessoas como uma unidade de negócio (Businesses Units) e para tanto, gerenciá-los de forma desafiante e alinhada às estratégias do negócio preparando-as para as tendências de mercado conforme indicadores apontados nos cenários externos . Gestão e Visão Estratégicas, Excelência Operacional, Desafios e Superação são pilares de sustentação presentes em todos os degraus do curso.

Consultor: Jorge Cunha

Objetivo

Esperamos que ao final do curso, você esteja provocado a:

  • • Reconhecer a importância do alinhamento das estratégias de gestão de pessoas às estratégias do negócio;
  • • Utilizar elementos dos cenários externos para influenciar um propósito de modelo de gestão de pessoas no curto, médio e longo prazos;
  • • Identificar as áreas de interface dos processos de gestão de pessoas, buscando sinergia na definição de objetivos, metas e indicadores para superação;
  • • Valorizar e praticar gestão com percepção de geração de valor materializado nos resultados organizacionais.
Participantes
  • • Diretores
  • • Gerentes
  • • Supervisores e Gestores
  • • Profissionais que estejam em processo de desenvolvimento
Metodologia de Trabalho

A metodologia de ensino consistirá de aulas expositivas e participativas, discussões de casos em grupo, exercícios vivenciais, debates, simulações e aplicação de ferramentas como SWOT, BSC entre outras.

Carga Horária e Composição das Turmas

Como opção de carga horária é oferecido um módulo de 16 horas.

Para o melhor aproveitamento do Programa, sugerimos que as turmas sejam compostas com no máximo 25 participantes.