Largamente utilizada nas mais variadas situações, "estratégia" é uma palavra derivada de "strategos", que na Grécia antiga significava general no comando de um exército, podendo ser entendida como a habilidade de empregar forças para vencer opositores e desenvolver um sistema único de governo.
No contexto organizacional, as estratégias empresariais têm por objetivo a definição dos caminhos que deverão ser seguidos por todas as áreas de processos que suportam a missão organizacional.
A compreensão do significado da estratégia organizacional é pré-requisito para que se possa compreender a necessidade de uma visão estratégica e o real papel da gestão de pessoas para as organizações no atual contexto de negócios.
Então, um sistema de gestão de pessoas - composto por processos, políticas, normas e procedimentos - deve ser construído de maneira a direcionar o comportamento e o desempenho humano para a efetiva implementação das estratégias definidas para o alcance dos resultados planejados. Deve orientar os colaboradores para a concretização da visão de futuro, respeitando-se a missão, os princípios e valores organizacionais.
Olhar os subsistemas de gestão de pessoas como uma unidade de negócio (Businesses Units) e para tanto, gerenciá-los de forma desafiante e alinhada às estratégias do negócio preparando-as para as tendências de mercado conforme indicadores apontados nos cenários externos . Gestão e Visão Estratégicas, Excelência Operacional, Desafios e Superação são pilares de sustentação presentes em todos os degraus do curso.
Consultor: Jorge Cunha
Esperamos que ao final do curso, você esteja provocado a:
A metodologia de ensino consistirá de aulas expositivas e participativas, discussões de casos em grupo, exercícios vivenciais, debates, simulações e aplicação de ferramentas como SWOT, BSC entre outras.
Como opção de carga horária é oferecido um módulo de 16 horas.
Para o melhor aproveitamento do Programa, sugerimos que as turmas sejam compostas com no máximo 25 participantes.