Neste frenético mundo em que vivemos somos impactados pelas necessidades de mudanças contínuas dos processos das organizações. A cada momento, surgem no mercado tentadoras iniciativas para alcançar as tão desejadas eficácia e a eficiência dos processos.
Muitas das iniciativas de transformar os processos nas organizações geram dúvidas e incertezas, sendo fonte frequente de resistências. Mas quais as razões de tanta resistência? O que está faltando?
Para nós as dificuldades residem na inadequação do trato da questão humana: como integrar os atores dos processos com suas necessidades de mudanças e melhorias frente aos desafios de um mundo cada vez mais dinâmico, imprevisível e provocador?
O caminho para desatar este nó é proporcionar à harmonização da dimensão humana na gestão de processos. Este foi o nosso ponto de partida!
Criamos assim uma nova proposta educativa: ESCADA ROLANTE.
Por que Escada Rolante? O simbolismo das escadas rolantes permite ligar fortemente pessoas com o ciclo da gestão, em qualquer segmento, despertando percepções de:
• Continuidade;
• Perfeição e sincronismo nas "engrenagens";
• Sentido de utilidade, sob o ponto de vista do cliente;
• Alcance de metas e chegada a um destino pretendido.
O Programa "Processos e Pessoas: Fazer Diferente" segue o modelo de capacitação continuada que possibilitará a sua organização comprovar a nossa hipótese: INSPIRAR A FAZER DIFERENTE E MELHOR!
Com esse Programa buscaremos fortalecer o vínculo das pessoas em cada uma das etapas do ciclo de gestão de processos, de forma a superar possíveis resistências e desgastes relacionais, inerentes e naturais à implementação de uma nova forma de trabalho, à luz de vivências comportamentais.
Dessa forma, projetamos um duplo aprendizado: técnico e comportamental, resumido em "saber e querer fazer certo desde a primeira vez".
Instrutores: Maria Elisa Macieira, Celisa Gonçalves, Mauriti Maranhão e Luiz Lourenco
Esperamos que ao final do Programa os participantes:
O Programa tem fundamentação conceitual densa, mas essencialmente prática, baseando-se não apenas no fornecimento do conhecimento, mas também na entrega de materiais que permitirão a aplicação da metodologia de gestão por processos. Porém, só o conhecimento específico em processos não resolve tudo. Preparamos uma série de exercícios comportamentais que consolidarão os processos de comunicação, de relacionamento com clientes e de inovação, fatores essenciais para a adoção consistente da abordagem por processos.
Caso haja interesse e visando tanto a eficácia do Programa quanto o alinhamento às necessidades dos participantes, podemos adaptar os trabalhos práticos ao caso concreto a um processo selecionado pela organização. A proposta também pode contemplar a elaboração de plano de ação para o projeto de mudança pretendido. Tal proposta servirá de suporte ao monitoramento para que a organização possa acompanhar a evolução do projeto e dos resultados obtidos.
Como opções de carga horária são oferecidos módulos de 24 horas ou de 32 horas. A escolha da carga horária terá impacto direto na composição e no grau de profundidade dos conteúdos abordados.
Para o melhor aproveitamento do Programa, sugerimos que as turmas sejam compostas com no máximo 25 participantes.